quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sobre não se fazer de vítima das circunstâncias

Esse é um assunto delicado porque, uma hora ou outra, vamos cair na tentação de nos fazer de vítimas das circunstâncias. Quando estamos fragilizados por algum motivo é fácil reagirmos assim. Mesmo que tenhamos consciência de que isso não é legal, às vezes cometemos esse erro sem nem perceber.

A pior coisa que pode existir é quando uma pessoa se faz de vítima de uma situação e se apega a isso para não fazer nada pra mudar o quadro. É simplesmente irritante e quem está de fora não entende essa atitude. É claro que, na maioria das vezes, é complicado virar o jogo, dar a volta por cima, sacudir a poeira e mudar tudo. Falta iniciativa. Na verdade, falta coragem. Falta força.

Dar o primeiro passo para uma mudança radical exige muita coragem e determinação. E eu admiro quem consegue. Admiro quem se arrisca, quem tenta, quem corre atrás daquilo que acredita e deseja. E admiro também quem vai lá e quebra a cara, mas tem a humildade de reconhecer as falhas no meio do caminho. Um dia quero ser assim!

Quero ter a coragem de chutar o balde, de virar o jogo, de fazer tudo aquilo que tenho vontade. E se eu quebrar a cara, quero ter a simplicidade de reconhecer que errei ou que me precipitei. Ninguém passa por essa vida sem errar, isso é fato. Mas muita gente passar por aqui achando que faz tudo certo, e isso é péssimo. E tem muita gente passa a vida toda reclamando por coisas que não tiveram, que não conseguiram sem nem sequer terem tentado. E isso, eu não quero pra mim.

Hoje recebi um texto do Chico Xavier muito bonito e que me fez pensar sobre algums coisas tão simples. Não sou espírita, mas nada me impede de refletir numa mensagem que, antes de carregar uma crença ou religião, carrega siginificados que vão além disso tudo.


"Nasceste no lar que precisavas,



Vestiste o corpo físico que merecias,


Moras onde melhor Deus te proporcionou,


De acordo com teu adiantamento.


Possuis os recursos financeiros coerentes


Com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.


Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.


Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade.


Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.


Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,


buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.


Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...


São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência


Não reclames nem te faças de vítima.


Antes de tudo, analisa e observa.


A mudança está em tuas mãos.


Reprograma tua meta,


Busca o bem e viverás melhor.


Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo. Qualquer Um pode Começar agora e fazer um Novo Fim. "

Nenhum comentário: