sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A visão que a Luz nos traz

"Quanto mais nos aproximamos da Luz, mais enxergamos nossa sujeira". Ouvi essa mensagem já há algum tempo e confesso que quando a ouvi até achei bonita, mas talvez nunca tenha tido a real dimensão dela como tive ontem.

Cheguei cedo do trabalho e abri todas as janelas da minha casa, para que pudesse ventilar um pouco. Conforme a claridade do dia inundava minha casa via-se claramente como ela está precisando de uma boa limpeza. Afinal, nessa correria de final de ano nem deu tempo de limpá-la direito. E hoje, ao ler o post do Blog do Mudança, essa mensagem que ouvi há tanto tempo me veio a lembrança. Quanto mais nos aproximamos da Luz mais enxergamos nossa sujeira. Assim como a luz do dia escancarou a poeira da minha casa, a luz de Deus revela a minha própria sujeira.

Resolvi que começaria o ano me aproximando mais de Deus, buscando-o com mais força. Estou me esforçando pra isso e sei que ainda estou muuuiiitoo longe de chegar onde preciso, mas quanto mais eu sigo nesse objetivo, quanto mais perto chego do coração dEle mais enxergo minhas fraquezas. E isso não é fácil. Conforme a Sua luz irradia meu coração, vai revelando lugares ocultos. Vai mostrando pedras no caminho que precisam ser removidas, a poeira acumulada como que num quarto fechado e que não é usado a muito tempo, manchas como em uma roupa em que foi derramado vinho. Ao mesmo tempo em que isso é maravilhoso, é doloroso. Dói ser confrontado com a verdade, dói olhar pra dentro de si e perceber que não existe nada de bom e dói mais ainda ter que reconhecer as fraquezas, aquelas que niguém vê, que nem a gente mesmo ás vezes se dá conta, mas que estão lá e em algum momento virão a tona.

Quantas vezes buscamos conselhos, orientações de pessoas que achamos que são apropriadas pra isso, mas quando menos esperamos nos damos conta de que elas estão tão atoladas ou até mais que nós mesmos. E quantas vezes nós nos achamos aptos para aconselhar alguém e nos encontramos na mesma situação. Fácil reparar a sujeira no umbigo do outro, difícil é limpar o nosso próprio umbigo. Mais difícil ainda é deixar que alguém o limpe.

Que nesse ano que está apenas começando, nos aproximemos mais da luz, deixando que ela nos mostre os lugares que precisam ser limpos dentro de nós. E que permitamos que essa luz nos guie pelos caminhos que já foram traçados, mas que ainda estão em secreto, porque por mais doloroso que pareça ser, com certeza nos levarão para os lugares mais lindos e que, sozinhos, jamais conseguiríamos chegar.

Nenhum comentário: