terça-feira, 25 de agosto de 2009

As pedras no meio do caminho

A vida é mesmo muito louca.

Você está bem, as coisas fluindo, a família bem. De repente uma notícia desaba e toda aquela estabilidade que você imaginava ter alcançado escorre pelos dedos.
Recebi duas notícias que me deixaram bem chateadas, embora nada tenha acontecido diretamente a mim ou com a minha família. Mas, amigos também são família, a família que a gente escolhe e que, às vezes, torna-se mais oficial do que a nossa de sangue mesmo.
Uma notícia de doença. A outra de um casamento abalado. Elas têm pesos bem diferentes, mas as duas carregam um fardo de dor, angústia, tristezas e incertezas.
A gente passa a vida toda buscando alguma coisa. Buscando a tranquilidade, estabilidade, a tal da felicidade. Lutamos muito, perdemos coisas no meio do caminho, recuperamos algumas, encontramos outras novas, superamos desafios. Superamos a nós mesmos muitas vezes. Enfrentamos o medo, a dor, a escuridão. Brigamos pela sobrevivência. Alcançamos, muitas vezes, o que parecia inatingível. Percorremos caminhos cheios de obstáculos, curvas, desvios. Encontramos algumas pontes "em obras", temos que voltar e encontrar novos rumos, procurar saídas que nos leve ao lugar ondem queremos chegar.
De repente, damos de cara com uma rua sem saída. Sem retorno. Sem desvios. Sem atalhos. Um muro intransponível a nossa frente e um caminho que parece sem volta. Tudo que parecíamos saber ou conhecer, agora não serve para nada. Toda aquela busca desenfreada por algo que às vezes nem sabemos o que é, de repente, perde o sentido.
Fico de mãos atadas. As únicas coisas que posso oferecer nessa hora são a amizade, a companhia e o que mais vocês precisarem de mim. Desejo que o muro desabe na frente de vocês e que consigam atravessar para o outro lado e prossigam a caminhada. E que tudo isso seja apenas mais um aprendizado, uma experiência a mais na bagagem e que possa ser usado para ajudar outras pessoas ali na frente.

Nenhum comentário: