quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aprendendo

Nada melhor que viver e aprender a cada dia.
Graças a Deus tenho tentado tirar sempre algum aprendizado das coisas que acontecem comigo, principalmente as que não são tão agradáveis.

Esses dias tenho pensado bastante sobre o perdão. Eu sempre achei que não tinha dificuldades em perdoar, afinal já passei algumas situações que despertaram sentimentos muito ruins em mim, mas mesmo assim não consegui guardar mágoa ou rancor.

Ultimamente tenho pensado no verdadeiro signifcado do perdão. E acho que posso resumir assim: o verdadeiro significado do perdão é conseguir perdoar aquele que desperta os piores sentimentos dentro de você, que faz você perceber quanta maldade existe dentro do seu coração. Isso sim é que é difícil. Não posso julgar, apontar, criticar, culpar, ofender, prejudicar. Mas tudo o que eu mais gostaria de fazer é tudo isso junto. Como diz meu "amigo" Paulo:

"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.

 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em  mim, mas não consigo realizar o bem.
 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." (Rom 7:15-25)


Confesso que estou tentando, mas tá bem difícil. Lidar com as nossas falhas de caráter é complicado, com as dos outros então nem se fala.

Nenhum comentário: