quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Maninho.




Talvez ele nem saiba, mas ele me ensinou muitas coisas. E acho que muito do que sou eu devo a ele. Ele me apresentou um mundo que eu não conhecia e que, possivelmente, não conheceria nas circunstâncias de vida que tinha quando ainda era pequena.

Com ele eu conheci o que é cultura. Ele, mesmo de forma indireta, me apresentou à música, aos livros, ao cinema, ao teatro. Quando ainda era pequena e morávamos na mesma casa, eu acabava ouvindo o que ele ouvia e, assim, fui conhecendo a música. Depois ele cresceu e se enveredou pelos caminhos do teatro. Foi embora de casa e, mais uma vez, por sua causa eu viajava para visitá-lo e acabava conhecendo lugares e pessoas diferentes, e passava tempos muitos gostosos na sua casa.

Parecem coisas pequenas, mas que hoje eu reconheço que fizeram muita diferença em minha vida. Ele me apresentou à TV a cabo! E com isso, passei a gostar de seriados americanos, filmes e artistas que eu nunca tinha ouvido falar.

Sua inteligência e seu jeito despojado de ser sempre me chamaram a atenção. Sua popularidade e a forma como se relacionava com as pessoas na escola e em todos os lugares que freqüentava sempre foram uma inspiração pra mim, pois queria ser igual a ele. Queria ser extrovertida, inteligente e querida como ele sempre foi.

Hoje reconheço que o seu papel na minha formação foi fundamental. Eu poderia até conhecer tudo o que conheço hoje, mesmo sem ele ter me ensinado tantas coisas, mas com certeza demoraria mais tempo e esse tempo a mais faria muita diferença.

Minha primeira assinatura de revista, meu primeiro quarto só pra mim, foram sonhos que, parecem tão pequenos mas que signifcavam TANTO pra mim, ele realizou me dando de presente. E isso será sempre inesquecível pra mim. Do seu jeito ele sempre entendeu meus sonhos, mesmo que para a maioria eles parecessem tão bobos. Mas ele sabia que pra mim era importante.
Passamos muitas dificuldades nessa vida, isso é fato. E cada um de nós lidou de um jeito diferente em todas elas. A perda do nosso pai, sua saída de casa, dificuldades financeiras, as diferenças entre nós, os caminhos percorridos e nem sempre compreendidos, a volta pra casa, as dificuldades de relacionamentos, o desemprego, a volta por cima, a faculdade, o casamento, a separação, a volta pra casa de novo, a saída de casa, as portas fechadas, mais dificuldades, novos relacionamentos, novos horizontes e, finalmente, uma possível estabilidade. Confesso que, muitas, muitas vezes, não o entendi, não o compreendi, julguei, critiquei, apontei. Sim, confesso. Mas confesso também que, na maioria das vezes, me arrependo profundamente por não ter sido mais próxima, mais compreensiva, por não ter amado mais e julgado menos. E por isso também aproveito a oportunidade de pedir perdão!

Somos muito diferentes. Em todos os sentidos possíveis. Talvez por isso o ame e o admire tanto! E apesar de não nos vermos e falarmos com a freqüência que seria normal, sei que ele sempre estará comigo, onde for. E a recíproca é verdadeira, sempre!

Bem, hoje é o dia dele! É o dia em que ele completa 34 anos, que passaram muito rápido por sinal! E eu não poderia deixar de homenageá-lo, se é que posso dizer assim, e dizer o quanto ele foi e ainda é importante na minha vida, como pessoa, como família.

Apesar desse jeito grosseiro muitas vezes, do mau humor ímpar e da chatice rara, ele é o meu Maninho!

Diferenças e incompreensões à parte, somos irmãos. E é isso o que realmente importa. E o amor que existe entre nós sempre foi e continuará sendo suficiente para abafar tudo isso.

Não posso desejar hoje outra coisa senão tudo de melhor que possa existir nessa vida. Por tudo que passou, tudo que sofreu, tudo o que é e representa para nós todos, muita saúde, muita paz, muito amor, realizações, sonhos e conquistas. Muitas bênçãos de Deus sobre sua vida e que tenha sucesso em tudo que fizer!

Feliz aniversário Maninho!!!!

Te amo!

“Mozinho” - Renata




Nenhum comentário: