terça-feira, 1 de junho de 2010

A difícil tarefa de agradar

Como é difícil agradar as pessoas.

Muitas vezes me pego no dilema de agradar os outros ou a mim mesma. Sim, porque muitas vezes queremos muito fazer algo que desagradará alguém, mas nos fará bem.  E outras, fazemos coisas para agradar alguém, embora não nos satisfaça.

Até que ponto isso tudo vale a pena? Qual é o limite entre dar e receber?

É certo que "melhor é dar que receber", mas nossa condição humana precisa receber também, senão não estamos satisfeitos. O problema é quando esperamos uma coisa e recebemos outra. O problema é o excesso de expectativa que criamos em nós em relação às pessoas. É exatamente este o ponto.

Não nos satisfazemos com o trabalho que temos, com o salário que ganhamos, com os amigos que fazemos, com o marido ou esposa que nós mesmos escolhemos.

Sempre parti do princípio de que se eu não estivesse bem comigo mesma, dificilmente estaria bem com os outros. E que antes de amar os outros tenho que me amar primeiro. Não se trata de egoísmo, mas não posso fazer algo que não vai me fazer feliz, que vai contra aquilo que acredito. De que adianta estar bem perante as pessoas e mal comigo mesma?

Nenhum comentário: